sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vestibular UNICAMP 2013 2ª fase - Questão 14

Principais vestibulares já finalizaram, então fiquei em dúvida em publicar algo da Fuvest ou outra coisa e desta vez optei por uma questão da Unicamp 2013, segunda fase. Trata-se da questão 14, de geometria plana, que considero de média a fácil (mais para fácil).
Segue o print do enunciado:


Solução em video:





Abraços
Cesar



2 comentários:

  1. Oi, César!

    Muito bem colocado quando disse: "onde está o ponto E? Ele não falou. Vamos adotar como este aqui." Isto porque o segmento DE podia ser feito para a direita também. Esta é uma ambiguidade do problema ou um teste da capacidade do vestibulando? O que acha?

    Parabéns pelo vídeo. Guarde o problema ou similar para suas futuras aulas presenciais. É um excelente exemplo de semelhança de triângulos e teorema de pitágoras!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Aloisio, excelente onbservação!!!! Eu, antes resoolver, meditei durante uns minutos sobre essa questão do ponto "E", mas você está certo, é absolutamente indiferente a localização dele, à direita ou à esquerda, basta que esteja na paralela à base AC. De início eu pensei que era uma falha do enunciado, mas que nada, pois a altura do triângulo EBD continua sendo a mesma, hahaha.
    No entanto não sei qual foi a intenção de deixar o enunciado assim, livre, sem especificar a localização do ponto. Particularmente acho que é o mais natural adotar o ponto que eu adotei, creio que a maioria dos estudantes devem ter pensado assim.
    Realmente esta questão possui esse ponto de observação bastante interessante para alguma futura aula de Geometria.
    Grande abraço e obrigado pelo comentário.
    Cesar

    ResponderExcluir

União dos Blogs de Matemática

Me afiliei à União dos Blogs de Matemática. Recomendo.