sexta-feira, 16 de julho de 2010

Exercício E30 da Apostila de Cálculo

O exercício 30 da série E é na minha opinião o mais difícil e intrincado exercício de limite da apostila. Eu levei uns dois dias pensando sobre como resolvê-lo, após algumas tentativas sem sucesso. Finalmente cheguei na solução - o esforço foi grande.
O problema dele está - como quase todos os exercícios de limites - em achar uma artimanha algébrica para sair da indefinição de infinito menos infinito. O enunciado parece bem simples:







Mas a resolução é um tanto "chata". O resultado é 1/2. No próximo post seguirá a solução.

2 comentários:

  1. O Cesar,se você passou dois dias para resolver,eu vou passar todo um semestre...rsrsrss
    valew um abraço.
    Ass:Carlos Gardel.

    ResponderExcluir
  2. E aí Carlos, tranquilo??
    Logo eu postarei a resposta. Vou fazer uns comentários para dar uma incentivada.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir

União dos Blogs de Matemática

Me afiliei à União dos Blogs de Matemática. Recomendo.